Blog

img2

28/11/2013

Todos nós precisamos planejar

Olá leitores, hoje vou falar um pouco de planejamento. Todos nós precisamos planejar na vida, seja planejamento familiar, financeiro, planejar uma viagem de férias ou até a mais básica lista de supermercado.

Mas para planejar os espaços em um hospital é necessário o trabalho de arquitetos especialistas na área. Projetar um hospital é uma tarefa árdua, realmente difícil. Até por isso mesmo dentre os arquitetos poucos gostam deste nicho. Não gostam por vários motivos, ou porque não conhecem ou não foram apresentados. Existem poucas faculdades que tem ‘arquitetura hospitalar’ como disciplina complementar, e infelizmente algumas nem tem a matéria e não tocam no assunto  ( fora do eixo São Paulo- Rio, conforme informação de um aluno meu da pós-graduação).

Na minha opinião, quanto mais difícil, o trabalho fica mais interessante! Talvez este seja o motivo porque gosto cada dia mais de planejamento e projeto de hospitais. Temos que pesquisar muito, manter-nos atualizados e aprender a cada dia. Tudo que não é simples merece e carece de muito planejamento. E planejamento de hospitais não é nada simples.

Também o arquiteto não faz nada sozinho. Ainda bem, porque trabalhar em equipe é muito mais divertido. A gente aprende com cada um que traz uma colaboração. Esta equipe para planejar um hospital normalmente envolve além dos arquitetos, os proprietários, os clientes, os investidores, os administradores hospitalares, os médicos, enfermeiros, toda a equipe de saúde, consultores, construtores, publicitários, e dependendo do caso, muitas outras pessoas.
Um dos primeiros passos do planejamento de um hospital é definir quais serão as atribuições da instituição hospitalar. A partir disto são determinadas as características e as necessidades dos ambientes. Normalmente isto é feito por arquitetos especializados utilizando técnicas específicas de planejamento resultando no chamado Plano Diretor do hospital, que deve estar alinhado ao planejamento de negócios.
Assim como ninguém viaja sem se organizar, um hospital precisa de muito planejamento e organização. Contarei mais para vocês no próximo post!
uma boa gestão. Sempre sem se esquecer de quem vai usar o ambiente, os usuários. Afinal, um espaço não é nada sem seus usuários, as pessoas. Vocês sabiam que passamos 90% do tempo de toda a nossa vida em um espaço construído? Nada melhor que os ambientes sejam saudáveis como nós devemos ser.
A arquitetura para saúde é a junção das minhas preferências, integrando funcionalidade, segurança, conforto e beleza. Adoro conversar, aprender e compartilhar conhecimento, por isso também dou aulas,cursos e palestras.
Da minha experiência em pequenos e grandes hospitais nacionais e internacionais, escreverei aqui sobre assuntos que gosto: planejamento, projetos, infraestrutura, gestão, negócios, Sustentabilidade, foco nas pessoas, humanização, Planetree, entre outros. Espero que gostem!nec leo tincidunt, in aliquam elit vulputate.

Morbi eget fermentum sapien, sit amet congue arcu. Maecenas a gravida lorem. Integer risus libero, sollicitudin quis nibh id, tempus rhoncus erat. Praesent in justo purus. Etiam lacinia pulvinar metus, ac venenatis risus mollis condimentum. Vivamus condimentum bibendum urna eu mattis. Duis eu elit dolor. Donec consequat leo id tempor tincidunt. Pellentesque sit amet quam in libero porttitor varius. Donec a nisl risus. In in est sit amet enim rutrum sodales. Fusce eget aliquam diam, quis bibendum erat. Nulla accumsan, neque quis faucibus auctor, nisi dolor tincidunt mi, eu elementum nisl nunc ac nibh. Nullam ac porttitor felis. Morbi tristique velit nulla, et egestas mauris pretium ac. Sed nulla arcu, vehicula ut mi sit amet, aliquam